Software para Matemática

GEOMETRIA

O GeoGebra é um programa de matemática dinâmica, feito com o intuito de ser utilizado em sala de aula, o qual junta aritmética, álgebra, geometria e cálculo. O GeoGebra possibilita o desenho de pontos, vetores, segmentos, linhas e funções, e ainda, a alteração dinâmica deles, assim que terminados.
Com o GeoGebra também é possível inserir equações e coordenadas directamente nos gráficos. Além disso, ele consegue lidar com variáveis de números, vectores e pontos, achar derivadas, integrais de funções e, até mesmo, oferece diversos comandos para a resolução de contas.
Cabri II é uma poderosa ferramenta para o estudo de Geometria. Permite criar e explorar figuras geométricas de forma interactiva através da construção de pontos, rectas, triângulos, polígonos, círculos e outros objectos.
Algumas de suas principais características são:
  • Além da construção de pontos, rectas, triângulos, polígonos e círculos, possibilita também a construção de cônicas;
  • Utiliza coordenadas cartesianas e polares, para actividades em Geometria Analítica;
  • Permite a criação de macros para construções que se repetem com frequência;
  • Diferencia os objectos criados, através de atributos de cores e estilos de linha;
  • Permite explorar transformações de simetria, translação e rotação;
  • Ilustra as características dinâmicas das figuras por meio de animações.

Utilizando o Cabri 3D v2, pode construir, visualizar e manipular rapidamente todo o tipo de objectos tridimensionais: rectas, planos, cones, esferas, poliedros... Pode fazer construções dinâmicas, das mais simples às mais complexas. Pode medir objectos, integrar dados numéricos e mesmo repetir o processo de construção de uma figura.  
Cinderella é um programa de geometria dinâmica da autoria de Jürgen Richter-Gebert e Ulli Kortenkamp. A versão 1.2 (portuguesa), da responsabilidade do Centro de Matemática e Aplicações fundamentais da Universidade de Lisboa.
Alguns dos pontos fortes do Cinderella são: os exercícios interativos de correção automática, trabalhar com geometrias não euclidianas e a exportação de construções interativas para colocação na Internet.

O Geometer’s Sketchpad, sendo um software de geometria dinâmica permite-nos abordar conceitos de geometria de uma maneira inovadora.
Permite:
  • Construir vários elementos de geometria euclideana (pontos, linhas, polígonos...)
  • Aplicar transformações às construções realizadas (translações, rotações, simetrias...)
  • Traçar gráficos de funções em coordenadas polares e rectangulares para explorar as ligações entre álgebra e geometria;
  • Calcular derivadas de funções simbolicamente e trace os seus gráficos;
  • Explorar a trigonometria e as igualdades trigonométricas;
  • Criar ferramentas para facilitar construções complexas.


FUNÇÕES


WinPlot é um programa para gerar gráficos de 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas.

WinPlot apresenta uma quantidade grande de ferramentas para que o aluno trabalhe com funções 2D, com a possibilidade de encontrar raízes, realizar combinações entre funções, rotações, comprimentos de arco, calculo de volume e área, animação, etc.

A opção de 3D apresenta ferramentas para integração, animação, dividir superfícies, combinar superfícies, entre outras. De ambas as dimensões, há a possibilidade de criar gráficos de equações explícitas, paramétricas, implícitas, cilíndricas e esféricas, bem como pode gerar tubos e curvas.

Advanced Grapher é um software para construção de gráficos, parábolas e cálculos, Gráficos cartesianos - Y(x) e X(y) - funções polarizadas e paramétricas, gráficos de tabelas, equações (funções implícitas), inequações e campos inclinados (funções logarítmicas ou exponenciais).

Programa para tirar gráficos de funções matemáticas em um sistema coordenado.

Os gráficos podem ser adicionados com cores e estilos de linha diferentes. Suporta funções normais, funções de parâmetro e funções polares. É possível adicionar sombreados e série de pontas ao sistema coordenado.


O Graphmática é um programa para desenhar funções. Comporta gráficos cartesianos, polares, trigonométricos, diferenciáveis. Permite calcular: derivadas, integrais, mínimos e máximos, zeros, intervalos. Completo controlo sobre o gráfico desenhado e ampla ajuda on-line.

TRIGONOMETRIA



Trigonometria é o ramo da Matemática que trata das relações entre os lados e ângulos de triângulos.
Este programa é uma aplicação pequena e simples que vai apresentando os valores para seno, co-seno e tangente de qualquer ângulo, bem como permite visualizar os gráficos com as oscilações de cada uma destas funções trigonométricas. Os valores podem pertencem a um dos quatro quadrantes da circunferência.





CALCULADORA